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  • Item type:Item,
    Trilhas ecológicas como espaços não formais de ensino uma experiência de ensino e aprendizagem de Ecologia na Trilha Wajâpi
    (2025-01-14) SANTOS, Andressa Weylla Silva; ARAÚJO, Ananda da Silva; http://lattes.cnpq.br/0730302190654969; MATOS , Darley Calderaro Leal; http://lattes.cnpq.br/5662855369412594; https://orcid.org/0000-0003-0888-8246
    O ensino de Ecologia no ensino médio apresenta diversos obstáculos que tornam difícil a participação autêntica dos alunos, principalmente devido ao excesso de aulas teóricas que não promovem conexão com ambiente onde os fenômenos ecológicos ocorrem. Para isto, os espaços não formais de ensino surgem como estratégias ativas que promovem a relação entre teoria e prática. Assim, este trabalho investigou o uso de trilhas ecológicas como espaços não formais de ensino para promover a aprendizagem significativa de Ecologia no ensino médio. A pesquisa ocorreu na Trilha Wajãpi, no Instituto Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari, com 43 estudantes do curso técnico em Administração. Utilizando abordagem mista, exploratória e descritiva, os dados foram coletados através observação participante de uma aula na trilha para a construção de um relato de vivência sobre a prática e foi aplicado um formulário ao final para verificar o rendimento acerca de conceitos e abordagens relatados durante a prática. Os resultados demonstraram que as trilhas favorecem a integração entre teoria e prática, promovendo a compreensão de conceitos ecológicos, como interações simbióticas e cadeias alimentares. Destacou-se o jardim sensorial como ferramenta inclusiva, ampliando a experiência educativa e fomentando reflexões sobre sustentabilidade. Apesar de desafios logísticos, como o tamanho do grupo e o tempo limitado, houve elevado engajamento e alto rendimento dos estudantes quanto aos conceitos abordados. Concluiu-se que trilhas ecológicas tem um impacto positivo no ensino de Ecologia e são ferramentas eficazes para o aprendizado significativo, contribuindo para formar cidadãos mais conscientes, engajados e comprometidos com a conservação do meio ambiente.
  • Item type:Item,
    Sala de aula como experiência gamificada com enfoque na Língua Inglesa
    (2018-06-28) BARROS, Tayane Larissa Queiroz; GÓES, Rafael Luiz Fernandes; GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco; http://lattes.cnpq.br/2385112302119235; https://orcid.org/0000-0002-7891-8327
    Este trabalho investiga o processo de gamificação no ensino de línguas estrangeiras, com foco no ensino de inglês em escolas públicas GEA (Governo do Estado do Amapá). Entendida como a aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos educacionais, a gamificação é explorada como uma alternativa para superar desafios como infraestrutura precária e escassez de recursos. O estudo ressalta a relevância dessa abordagem para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, oferecendo uma experiência de aprendizagem mais eficaz e dinâmica. Nesse contexto, o educador assume o papel de designer de jogos, sendo essencial para criar um ambiente educacional envolvente e adaptado às necessidades dos estudantes. Os resultados sugerem que, apesar das limitações enfrentadas pelo ensino público, a gamificação, quando bem implementada, pode gerar benefícios significativos, tornando o aprendizado do inglês mais prazeroso e contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico. Este estudo reforça a importância de estratégias inovadoras na promoção da educação inclusiva e de qualidade.
  • Item type:Item,
    Corretores textuais baseados em Inteligência Artificial na educação de jovens e adultos: Revisão sistemática da literatura Brasileira (2019–2024)
    (2025-07-03) ARAÚJO, Anthony Vinicius Cardoso de; NASCIMENTO, Beatriz Pantoja de; LEMOS, Bruna Letícia Monteiro; TRINDADE, Cibele Costa Sousa; PINTO, João de Deus Viana
    Corretores textuais automatizados representam uma aplicação prática da inteligência artificial (IA) voltada ao ensino da escrita. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura brasileira entre 2019 e 2024 sobre o uso de corretores automáticos de texto baseados em IA na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi conduzida em bases como Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Semantic Scholar, utilizando descritores relacionados à IA, correção textual e EJA. Os resultados indicam um crescimento gradual do interesse acadêmico pelo tema, mas também evidenciam lacunas quanto à aplicação prática e à avaliação sistemática dessas tecnologias na modalidade. Constatou-se que, quando empregados de forma crítica e contextualizada, os corretores baseados em IA podem ampliar a autonomia dos estudantes, apoiar práticas pedagógicas inclusivas e reduzir o esforço repetitivo dos docentes.
  • Item type:Item,
    Crescimento de feijão manteiguinha cultivado em solo de cerrado submetido a fontes e doses de nitrogênio
    (2025-08-12) MOREIRA, Arthur; MELO, Nilvan; http://lattes.cnpq.br/9913175599352019; MORAES , Fabrícia; http://lattes.cnpq.br/5462018238330319
    O estudo avaliou o crescimento do feijão manteiguinha (Vigna unguiculata) cultivado em solo de cerrado sob diferentes fontes e doses de nitrogênio. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Porto Grande, utilizando delineamento experimental em blocos casualizados, com tratamentos arranjados em esquema fatorial 5x2, correspondendo a cinco doses de nitrogênio (0, 25, 50, 75 e 100 kg ha⁻¹) e duas fontes (ureia e sulfato de amônio), com quatro repetições. Foram analisados parâmetros biométricos como altura da planta, diâmetro do caule, matéria seca da parte aérea e peso de 100 sementes. Os resultados demonstraram que o nitrogênio influenciou significativamente o desenvolvimento da cultura, sendo que a ureia apresentou maior eficiência na promoção do crescimento quando comparada ao sulfato de amônio. A dose de 75 kg ha⁻¹ de N representou o ponto de máxima eficiência técnica para a maioria dos parâmetros, indicando que a adubação nitrogenada deve ser ajustada de acordo com os objetivos produtivos. A interação significativa entre fontes e doses revelou que a resposta da cultura é dependente do fertilizante utilizado. O estudo conclui que a escolha da fonte e da dose de nitrogênio impacta diretamente a produtividade do feijão manteiguinha, sendo fundamental a validação destes resultados em campo para o desenvolvimento de práticas agrícolas mais eficientes e economicamente viáveis no Cerrado amapaense.
  • Item type:Item,
    Olímpiada brasileira de química: análise dos conteúdos, habilidades e relação com as diretrizes curriculares do ensino médio
    (2025-07-02) PANTOJA, Armando jefferson vaz; ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; http://lattes.cnpq.br/2870439712922488; http://orcid.org/0000-0003-0901-6837; SILVA, Jamil da; http://lates.cnpq.br/2037424084456542; http://orcid.org/0009-0000-3344-8520
    Este estudo tem como objetivo analisar as provas da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) aplicadas no período de 2015 a 2024, investigando a distribuição dos conteúdos abordados, as habilidades exigidas e sua relação com as diretrizes curriculares do Ensino Médio, especialmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nasce da necessidade em responder as seguintes questões norteadoras: quais são os principais conteúdos e habilidades exigidos nas provas da OBQ? Essas provas refletem as diretrizes curriculares do Ensino Médio e contribuem para a aprendizagem dos alunos? Há variação na complexidade das questões ao longo do tempo? Trata-se de uma pesquisa documental, do tipo exploratória-explicativa, com abordagem quantiqualitativa. A pesquisa identificou que os temas mais recorrentes no período investigado incluem Cálculos Estequiométricos, Química Orgânica e Química Geral, enquanto Química Ambiental e Química Nuclear são menos exploradas. Além disso, verificou-se que a OBQ enfatiza a aplicação de fórmulas e cálculos em detrimento da contextualização e da argumentação científica. A análise também revelou disparidades na participação e no desempenho de alunos da rede pública e privada, indicando desafios estruturais que afetam a equidade na competição. Conclui-se que, embora a OBQ seja uma ferramenta relevante para estimular o interesse pela Química, é necessário um maior alinhamento com as diretrizes educacionais e iniciativas para ampliar a inclusão e equidade na participação.